Diagnosticamos o melhor método através do estudo da praga em causa, da arvore afetada e do local objeto de intervenção. Optamos pelas técnicas mais inovadoras e pelos produtos mais eficazes, respeitando o meio ambiente. Por isso, sempre que se justifique, os nossos tratamentos fitossanitários são realizados através de Endoterapia permitindo o controlo da processionária do pinheiro, sem o recurso a pulverizações.
Outros métodos usados:
- Utilização de feromonas sexuais. Durante a primavera e o verão, podem colocar-se armadilhas com feromonas femininas, nos ramos dos pinheiros. Assim, capturam-se os machos, evitando que possam copular com as fêmeas. Também é um bom sistema de monitorização do grau de infestação, podendo desta forma estimar-se infestações futuras e o evoluir da mesma ao longo dos anos.
- Utilização de predadores naturais. Algumas espécies de aves insetívoras, alimentam-se preferencialmente das larvas da processionária. Assim, pode-se e deve-se favorecer a presença destas, através da colocação de ninhos artificiais.
- Collar-Trap lagarta de pinheiro Engenhosa e simples armadilha para apanhar Lagartas, quando descem em procissão pelos troncos das árvores para o chão para se enterrarem e moverem se a adultos pode proteger uma árvore Na mesma armadilha que você pode reutilizar a vários anos. Um dos seus benefícios é que ele se adapta ao diâmetro da árvore. Deve ser utilizado entre (dezembro a abril)períodos de captura.